top of page
tp238-background-03_edited.png

Quem somos

O Labim

O Laboratório de Estudos da Imagem e do Imaginário (Labim) tem como objetivo se constituir em um centro de referência para a investigação dos impactos das imagens e a importância do imaginário nas sociedades contemporâneas. Trabalhando a partir mesmo da nebulosidade do conceito e buscando perspectivas múltiplas de aproximação aos fenômenos por ele implicados.

 

O laboratório pretende investigar ainda as conexões das imagens e da imaginação a domínios teóricos correlatos, como o estudo das “atmosferas” ou “ambiências” no horizonte de uma nova estética, das “materialidades da comunicação” no campo das teorias da mídia e das culturas visuais em um contexto decolonial.

De forma mais específica, trata-se de investigar a rentabilidade dessas ferramentas teóricas no domínio da política e da cultura no contexto da América Latina, com suas peculiaridades históricas, regionais e civilizacionais. Paralelamente à elaboração de bibliografias e inventários de autores, o laboratório propõe desenvolver novas metodologias e formas de investigação desses campos com inspiração particular em epistemologias alternativas e práticas ainda pouco difundidas no domínio acadêmico, como o “fictocriticismo”, a “hiperstição” e as “epistemologias do sul”.

O Imaginário

O conceito de imaginário e o conjunto de noções a ele frequentemente associadas (mito, imaginação, símbolo etc.) estão entre os mais ambíguos e de difícil definição no repertório instrumental das ciências humanas. Isso não os impediu de receber a contínua atenção dos pesquisadores, particularmente nos últimos 30 anos, com a consolidação das tecnologias digitais na vida cotidiana.

 

Hoje, o recurso ao imaginário se dá em campos tão diferentes quanto as ciências políticas, a antropologia, a ciência das imagens (Bildwissenschaft) e o estudo das novas mídias.

bottom of page