Pesquisadores
Erick Felinto (Diretor)
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Erick Felinto realizou estágio de Pós-Doutoramento Sênior (CAPES) na Universität der Künste Berlin (UdK) sobre Teorias da Mídia alemães (2010-2011). Foi Pesquisador Visitante na New York University (2018-2019) e é autor dos livros "A Religião das Máquinas: Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura" (Sulina, 2005), "Passeando no Labirinto: Textos sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação" (EDIPUCRS, 2006), "Silêncio de Deus, Silêncio dos Homens: Babel e a Sobrevivência do Sagrado na Literatura Moderna" (Sulina, 2008), "A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica" (Ateliê Editorial, 2008), "Avatar: o Futuro do Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais" (com Ivana Bentes: Sulina, 2010), "O Explorador de Abismos: Vilém Flusser e o Pós-Humanismo" (com Lúcia Santaella: Paulus, 2012) e "O Cartógrafo sem Bússola - Vilém Flusser: Prolegômenos a uma Teoria do Pensamento Líquido" (Sulina, 2022). Em 2012, trabalhou com Siegfried Zielinski na edição do dicionário trilíngue da terminologia de Viém Flusser, a "Flusseriana" (Minesotta, Berlim: Univocal/ZKM), como colaborador e tradutor. Atualmente é pesquisador do CNPq e Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Também é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF e Diretor Editorial Adjunto da Intercom. Foi Presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) no biênio 2007-2009, é membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER), na qual exerceu ainda o cargo de Diretor Científico (de 2009 a 2014) e foi membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (SOCINE) entre 2005 e 2009 e, novamente, de 2014 a 2016 e 2017 a 2019. Atuou como coordenador do NP "Tecnologias da Informação e Comunicação" da Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERCOM) no biênio 2006-2008 e do GT "Comunicação e Cibercultura" da Compós no biênio 2011-2013. Em 2014 foi convidado e passou a integrar o Conselho Editorial da coleção "Recursions", da Amsterdam University Press (AUP). Foi presidente e organizador principal do Simpósio Internacional "A Vida Secreta dos Objetos: Medialidades, Materialidades, Temporalidades", realizado no Rio de Janeiro e mais três capitais brasileiras em agosto de 2012, com segunda edição em 2015 ("A Vida Secreta dos Objetos: Ecologias da Mídia"). Em 2022 fundou, na UERJ, o Laboratório de Estudos da Imagem e do Imaginário (LABIM), classificado pela instituição como unidade de desenvolvimento tecnológico (UDT).
Cintia Sanmartin (Vice-diretora)
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutora e Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ao longo do doutorado realizou Estágio no Centre DEtude sur LActuel et Le Quotidien (CEAQ) - Université René Descartes - Paris V - Sorbonne (2003). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ entre 2016-2018, e coordenadora adjunta entre 2021-2023 . Com apoio do Programa CAPES-PRINT foi Professora Visitante Sênior do Depto. de Sociologia da Université Paul-Valéry de Montpellier, França (em 2020). Atualmente é: Professora Associada da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UERJ); É pesquisadora PQ2 do CNPq e Prociência/FAPERJ; Coordenadora de Linha do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UERJ; Coordenadora e líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC) no CNPq (www.cacuerj.com) e pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM-UFRJ), e ao Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho - Portugal. É um dos membros fundadores dos seguintes GTs: Comunicação, Música e Entretenimento (da INTERCOM) e Estudos de Som e Música (da COMPÓS). Vem desenvolvendo a seguinte investigação: "Comunicação e Culturas urbanas: as músicas, os sons e as imagens re-inventando múltiplas territorialidades na cidade do Rio de Janeiro" (projeto que conta com o apoio do CNPq, da CAPES e da FAPERJ). Tem experiência na área de Sociologia Política e Comunicação, com ênfase em Comunicação, Cotidiano, Imaginário, Culturas Urbanas, Territorialidades e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas urbanas, sociabilidade, cidade, imaginário, cotidiano, territorialidades, comunicação, música, corpo, arte e cidadania. Dentre a sua produção intelectual mais recente destacam-se as seguintes publicações: A Força Movente da Música (Editora Sulina, 2023); A(r)tivismos Urbanos: (sobre)vivendo em tempos de urgências (Editora Sulina, 2022); Arte, comunicação e (trans)política: as potências dos femininos nas cidades (Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2021); Cidades Musicais (Editora Sulina, 2018); Música nas ruas do Rio de Janeiro (Editora Intercom, 2014); Comunicações e Territorialidades (Anadarco Editora, 2012); Sociabilidade, Comunicação e Política: a experiência estético-comunicativa da Rede MIAC na cidade de Salvador (Epapers, 2009)
Rafael Malhado (Coordenador Executivo)
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutorando e Mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UERJ e graduado em Publicidade e Propaganda pela UVA. É Coordenador Executivo do Laboratório de Estudos da Imagem e do Imaginário (LABIM-UERJ). É ainda inntegrante do Grupo de Pesquisa de Reflexões sobre Gêneros e Tendências em Produções Midiáticas (POPMID-UERJ) e participa do Grupo de estudos Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea (PUC-SP). No Doutorado, investiga a lógica algorítmica nas poéticas entre arte, tecnologia e política a partir do neoconservadorismo na América Latina.
Sindia Martins (Pesquisadora Associada)
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sindia Martins é jornalista e doutora em comunicação (UERJ). Escreveu para diversas publicações impressas e online. Iniciou suas pesquisas em reportagem ainda no mestrado, quando criou a noção de transreportagem, ferramenta que possibilitou entender melhor o funcionamento de um corpo que fica entre o acontecimento e a escrita, o corpo do repórter. No doutorado se voltou para o feminino sombrio, estudando o imaginário das Bruxas em Florianópolis.
Luis Filipe B. Teixeira (Pesquisador Associado Sênior)
Independente (Portugal)
Luís Filipe B. Teixeira Doutor em Estudos Portugueses-Cultura Portuguesa séc. XX pela Univ. Nova de Lisboa (1998); Licenciado (1984) e Mestre (especialidade Filosofia em Portugal) (1990) em Filosofia pela Fac. de Letras/Univ. de Lisboa. Docente, Investigador, (e)Consultor Pedagógico/Instructional Designer e Ensaísta. Docente (voluntário) na University of the People (online) de «PHIL 1402-Introduction to Philosophy», «PHIL 1404-Ethics and Social Responsability», «POLS 1503-Globalization» e «UNIV 1001- Online Education Strategies». Pesquisador do NELI-Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose (Univ.Fed.Pernambuco)( http://www.neliufpe.com.br/), pesquisador do CNPq (http://lattes.cnpq.br), integrado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil) (www.pgletras.com.br) (http://www.neliufpe.com.br/). O seu actual projecto de pesquisa desenvolve-se em torno da ecrãnoesfera e das figurações maquínicas do Humano, intermedialidades e hibridismo. Tem desenvolvido investigações, quer em torno do pensamento e obras de Fernando Pessoa (a partir dos
originais do espólio pessoano e da sua biblioteca), quer da Filosofia da Técnica e em temas da Cultura Contemporânea, Novos Médias/New Media, Cultura Digital/Cibercultura e Game Studies (área
científica de que foi um dos fundadores em Portugal) e nas quais tem vasta obra publicada, nacional e internacionalmente, em seis países, respectivamente: Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, Polónia [É criador e CEO das «Escritas Mutantes»® www.escritasmutantes.org].
www.luisfilipeteixeira.com
www.escritasmutantes.org
www.escritasmutantes.com https://www.uopeople.edu/about/leadership/meet-our-academic-team/
Carlos Alberto Diniz (Pesquisador Associado)
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Carlos Alberto Diniz é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre pelo mesmo Programa (2021). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e especialização em Gestão em Comunicação e Marketing pela Universidade CEUMA (2006). Atualmente é Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, ocupando, desde 2016, a função de Chefe da Divisão de Promoção e Eventos e, de junho de 2020 a março de 2023, exercendo o encargo de Coordenador de Comunicação Social Substituto. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em assessoria de comunicação, campanhas institucionais e organização de eventos. É bolsista da CAPES. E-mail: carlosdinizfilho@hotmail.com
Vinicius Andrade Pereira (Pesquisador Associado Sênior)
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Graduação (1991) e mestrado (1996) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), com formação complementar (bolsa doutorado sanduíche CNPq) no McLuhan Program in Culture and Technology, da Universidade de Toronto, Canadá(2001). Pós-doutorado no The Brown InsUtute for Media Innovation, na Universidade Columbia, NYC (EUA), 2015/2016, com bolsa da FAPESP, e na Winchester School of Art, na Universidade de Southampton, Inglaterra (2023), com bolsa de Professor Visitante Senior da CAPES. É professor da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisador associado ao McLuhan Program in Culture and Technology, da Universidade de Toronto, Canadá, e ao Museu I+D+C, da Universidade Complutense de Madri (Es). É sócio-fundador e foi presidente da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura (biênio 2012-2013 e 2013-2015). É autor dos livros "Estendendo McLuhan - Da Aldeia À Teia Global" (Sulina, 2011), "A Comunicação na Era Pós-Mídia - Tecnologia, Mente, Corpo e Pesquisas NeuromidiáUcas.", (Ed. Sulina, 2021) e organizador de outros sobre cultura digital, tais como "Cultura Digital Trash_ (e-Papers, 2007), ArTecnologia, vol 1 (Buquidigital, 2012) e vol 2 (Univ. Complutense de Madri, 2014), além de inúmeros artigos acadêmicos sobre comunicação e tecnologia. Suas pesquisas e estudos movem- se, principalmente, em torno dos estudos de som, estudos das materialidades e imaginário dos meios, da Escola de Toronto de Comunicação e, mais recentemente, dos estudos dos ritmos (Ritmanálise). No Labim, suas investigações se concentram no que propõe como imaginários sônicos, ou sonários.
Virgilio Magalde de Azevedo (Pesquisador Associado)
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM-UERJ, Mestre em Metrologia e Qualidade pelo INMETRO (2014), Especialista em Engenharia Biomédica e Clínica com pós-graduação lato sensu pela Universidade Estácio de Sá (2018), em Docência na educação Profissional com pós-graduação lato sensu pela AVM (2015) e é graduado em Engenharia elétrica com ênfase em Eletrônica (2008) e Engenharia elétrica com ênfase em Eletrotécnica (2009) pela UGF. Atua como Tecnologista em Saúde Pública na Fiocruz, sendo docente na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) desde 2014. Coordenou pedagogicamente o curso de Especialização técnica de nível médio em Radioterapia (MS/INCA/FIOCRUZ-EPSJV) de 2017 a 2019. É docente da disciplina de Metodologia de Pesquisa no curso de Especialização técnica em mamografia desde 2019. Coordena e ministra aulas nos cursos de desenvolvimento profissional em metrologia (Metrologia e Eletroeletrônica) e equipamentos Biomédicos (Eletroeletrônica e Equipamentos). Possui quatro livros publicados (dois de poesia e dois de romance): Estado de Poesia, É proibido falar de amor, A Maria que não vai com as outras e Beco sem saída.
Emanuelle Oliveira-Monte (Pesquisador Associado Sênior)
Vanderbilt University (USA)
Professor Oliveira-Monte’s research interests include Afro-Brazilian literature, race relations, race in comparative perspective, the Afro-Diasporic experience, the relationship between politics and literature, literature of human rights, as well as Brazilian Cinema and Popular Culture. Her manuscript Writing Identity: The Politics of Contemporary Afro-Brazilian Literature (Purdue UP, 2007) examines the intricate connections between literary production and political action by focusing on the politics of the Brazilian black movement and the literature of a São Paulo-based group of Afro-Brazilian writers,
the Quilombhoje. She is currently working on a second book manuscript tentatively entitled Obama Is Brazilian: (Re)Signifying Race Relations In Contemporary Brazil. This study examines Obama’s characterizations in the Brazilian media, especially ones of political humor, such as cartoons and Internet memes. She has also published several articles in professional journals and anthologies and translated Carolina Maria de Jesus’ Diário de Bitita (M.E. Sharpe, 1998). Professor Oliveira-Monte serves the profession through committees in several professional associations, including the Brazilian Studies Association (2004-2008), the Brazilian section of the Latin American Studies Association), and the Luso-Brazilian section of the Modern Language Association (2010- present). She is also a member of the editorial board of the Afro-Hispanic Review, Chasqui, and Transmodernity: Journal of Peripheral Cultural Production of the Luso-Hispanic World. In 2011, she was guest-editor (together with Isis Costa McElroy) of a special issue of the Afro-Hispanic Review on the Afro- Brazilian Diaspora.
Phoebe Moore (Pesquisador Associado Sênior)
University of Essex (Inglaterra)
Dr Phoebe V Moore is Professor of Management and the Futures of Work at the University of Essex Business School (Colchester, UK) and Senior Fellow at the International Labour Organization (UN, Geneva).
Moore is a globally recognised expert in digitalisation and the workplace. Her most recent book The Quantified Self in Precarity: Work, Technology and What Counts (Routledge 2019) is a ground-breaking piece, analysing the use of wearable tracking technologies in workplaces and the implications for human resources and working conditions. Moore is a policy advisor and commissioned author who works with several institutions on the integration of big data, artificial intelligence systems, and old and new technologies into workplaces and spaces, and the risks and benefits these pose for working people. This includes, in the European Union, the European Commission, the Safety and Health Agency (EU-OSHA) and the European Parliament; and internationally, the International Labour Organization and the OECD.
Prof Moore is a Senior Policy Researcher in the International Labour Organization research department in the Macroeconomics, policies and jobs unit. Her work has led to a project she designed with Dr Ekkehard Ernst called the ILO Policy Observatory: Work in the Digital Economy. In 2020, Moore was commissioned to prepare the large European Parliament report: Moore, P.V. (2020) Data subjects, digital surveillance, AI and the future of work (European Parliament Science and Technology Office, Brussels). Policy report STOA brief and video which outlines how data subjects experience the world of work today, the ways that various EU member states are managing data collection and labour protections in the context of the rolling out of the GDPR and provides policy recommendations which were acknowledged as having utility for discussions that led up to the AI Act negotiations and amendment discussions.
Fabiane M. Borges (Pesquisador Associado Sênior)
FFLCH/USP
Fabiane Morais Borges é psicóloga clínica, pesquisadora acadêmica e curadora de arte e ciência. Tem se dedicado, nos últimos 20 anos, aos estudos da Subjetividade, na intersecção com arte-ciência-tecnologia, emergência climática e sustentabilidade. Teoricamente, tem produzido artigos, para revistas e livros nacionais e internacionais, com temas relativos à psique humana diante das mudanças de paradigmas tecnocientíficos da contemporaneidade, utilizando para isso estudos da filosofia da ciência, análises psicológicas (e psicopatológicas), geopolítica e teorias da arte contemporânea. Pragmaticamente tem desenvolvido uma série de projetos institucionais, como no INPE e USP, aproximando estudos da subjetividade com projetos artísticos e tecnocientíficos. Também é responsável pela proposição de festivais que articulam esses temas, como Tecnoxamanismo e Comunas Intergalácticas, e ainda, programas que articulam arte e clínica, como o “Futuros Sequestrados X o Antsequestro dos Sonhos.” Fez Graduação em Psicologia / (Urcamp/RS - 1992 a 1998), Mestrado (2003-2006) e Doutorado (2008-2013) em Psicologia Clínica no núcleo de Subjetividade PUC/SP (Capes). Fez estágio de doutoramento no Programa de Artes Visuais da Goldsmiths University of London 2010-2011 (CAPES), que facilitou seu acesso ao campo da arte-ciência-tecnologia, de forma mais abrangente e internacional. Fez pós-doutorado em Artes Visuais (2016-2018) no PPGAV/UFRJ (CAPES), onde continuou a pesquisa sobre arte e tecnociência com ênfase na arte e cultura espacial. Durante o Pós-doutorado firmou-se como pesquisadora de Arte/ciência/tecnologia, tendo publicado artigos, organizado eventos, feito curadoria de exibições e exposições nacionais e internacionais, sempre colocando a questão dos processos de produção de subjetividade como estrutura fundamental. Desenvolveu o programa SACI-E (Subjetividade, Arte e Ciências Espaciais) no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – PCI/CNPQ 2019-2022), uma plataforma de pesquisa e extensão em arte e cultura espacial ligada ao PPGETE (Programa de Pós Graduação em engenharia e Tecnologia Espacial. Durante esse período fez uma série de eventos, residências artísticas e criou a categoria ArtSat (Arte de Satélites) no CubeDesign/INPE e na Olimpíada de Satélites do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação / 2020). Escreveu e/ou organizou livros e revistas relacionadas à subjetividade, arte e tecnociência como: Extremophilia (Revista Das Questões /UNB/2018); Tecnoxamanismo (Ed. Invisíveis Produções/2016); Peixe Morto (Ed. Imotirô/2012); Ideias Perigozas (Ed. Imotirô, 2010 relançado em 2017); entre outros. Atualmente é colaboradora do núcleo Diversitas/FFLCH/USP, onde desenvolve pesquisa sobre Diversidade e arte-cência-tecnologia.
Guilherme Rafael Soares (Pesquisador Associado)
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professor Assistente A no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutorando do programa de pós-Graduação em Comunicação UERJ, na linha de Tecnologias da Comunicação e Cultura. Guilherme Soares, também conhecido por Glerm Soares, é artista da eletrônica e computação, desenhista sonoro e programador-pesquisador. Investiga o uso dos videogames como metodologia de inserção de rotinas de pesquisa em computação nas artes. Pesquisa e documenta construção de instrumentos, circuitos e controladores para performances artísticas, sendo estes produzidos com técnicas artesanais de software e hardware livres. Trabalhou como coordenador do projeto de extensão LabOgam - Laboratório de Gambiologia e Código Aberto ( https://glerm.net/laboratorio ) de 2016 a 2019. Desenvolve trabalho de pesquisa e experimentação conceitual de arte e tecnologia (computação e eletrônica) desde 2003, participando de diversos festivais e coletivos como artista e professor e desde 2013 como pesquisador acadêmico. Entre 2013 e 2015 cursou o Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF, defendendo projeto de dissertação na área de Computação Musical com o título: Luteria Composicional de Algoritmos Pós-Tonais. Em 2013 foi contemplado com o projeto Interações Estéticas - Residências Artísticas em Ponto de Cultura - pela Funarte com o projeto Cinepedala. Realizou as residências do projeto junto ao pontão de Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO), em intercâmbio com o laboratório Jardin de Volts. Em 2011 organizou com sua parceira Lucida Sans as Oficinas de Computação Poética no Laboratório Jardins de Volts - um hacklab dentro da Bicicletaria Cultural no centro de Curitiba fomentado pelo prêmio Esporos de Cultura Digital (MinC, 2010) que funcionou até junho de 2013. Conduziu também na ECO-UFRJ o laboratório de luthieria digital Toscolab, durante residência artística do Prêmio de Interações Estéticas em Pontos de Cultura da Funarte. Entre 2005 e 2009, atuou em cinco edições do evento ciberativista Submidialogia (em Campinas - SP, Recife - PE, Lençóis - BA, Arraial dAjuda - BA e Ilha dos Valadares - PR) no fomento de palestras, experimentações eletrônicas, discussões, performances para discussão de novas práticas e resistências em novas mídias. Com o coletivo Orquestra Organismo, organizou durante esse período em Curitiba labs imersivos e happenings onde a produção colaborativa com softwares livres foi catalisadora central. EmbapLab (2005), Desafiatlux (2005), ConSerto (2007), Interfaces (2008-2009).Trabalhou entre 2005 e 2007 na equipe implementação de estúdios multimídia com software livre nos Pontos de Cultura e do laboratório Geada de experimentação (projeto Cultura Digital Minc/PNUD). Participou como performer, oficineiro e agitador cultural em diversos eventos de arte e tecnologias livres: Lamime (São Paulo, 2007), Piksel (Bergen - Noruega, 2009), Ahackititude (Milão, 2009), PDCon (São Paulo, 2009), LIBRES (Recife, 2009), RedeLabs (São Paulo - 2010), CicloHack (São Paulo, 2011), nuvem.tk (Visconde de Mauá RJ, 2011-2013), Arte.Mov (Curitiba, 2012), ISCL e C.TLCA (Salvador, 2009 e 2014).
Andriolli de Brites da Costa (Pesquisador Associado Sênior)
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Andriolli de Brites da Costa é professor adjunto do Departamento de Jornalismo da UERJ, ministrando as disciplinas de mídia sonora. É doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS, mestre em Jornalismo pela UFSC com graduação em Comunicação Social: Jornalismo pela UFMS. Cursou estágio pós-doutoral em Crítica Cultural na UNEB, na linha de pesquisa de Tradição Oral e Produção de Narrativas. É membro do Nutopia - Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial (UNEB), da Red Latinoamericana de Mitocrítica (Pachamama), do Laboratório de Estudos da Imagem e do Imaginário (Labim/UERJ) e integrante da diretoria da Rede Folkcom (2022-2024). Também é coordenador do projeto de extensão LNAR - Laboratório de Podcasts Narrativos da UERJ. Atua principalmente nas seguintes áreas: Jornalismo, Podcasts, Cultura Popular, Tradição Oral e Imaginário.
Ryan Bishop (Pesquisador Associado Sênior)
University of Southampton (Inglaterra)
I am Professor of Global Art and Politics at the Winchester School of Art and currently serve as Head of Research for the Department of Art and Media Technology as well as Faculty Director of Graduate Studies for Arts and Humanities. I co-edit the book series "Technicities" for Edinburgh University Press (with Jussi Parikka) and "A Cultural Politics Book" for Duke University Press (with Mark Featherstone, Eva Giraud and Doug Kellner). The latter series connects with the journal I co-edit Cultural Politics (Duke UP). I further serve on the editorial board of Theory Culture and Society. Before coming to WSA, I was 12 years at the National University of Singapore.
Nelson Job (Pesquisador Associado Sênior)
Transaberes
Nelson Job é psicólogo formado pela PUC-Rio, doutor em História das Ciências, Técnicas e Epistemologia/UFRJ, criador do campo transdisciplinar conceitual e experimental transaberes, professor, palestrante, co-editor da revista eletrônica de cosmologia e cultura “Cosmos e Contexto”, criada pelo cosmólogo Mario Novello.Ex-coordenador da Clínica Casa das Palmeiras, criada pela Dra. Nise da Silveira, ex-membro do grupo de pesquisa transdisciplinar sobre a consciência do HCTE/UFRJ, coordenado pelo prof. Luiz Pinguelli Rosa. É autor dos livros “Confluências entre magia, filosofia, ciência e arte: a Ontologia Onírica”, “Vórtex: modulações na Unidade Dinâmica” e do romance “Druam” e co- organizador e um dos autores dos livros “A transdisciplinaridade da consciência”, financiado pela CAPES e do livro “O encantamento do cosmos: Em homenagem aos 80 anos de Mario Novello”.
Richard Grusin (Pesquisador Associado Sênior)
University of Wisconsin, Milwaukee (USA)
Richard Grusin is Distinguished Professor of English and Director of the Center for 21st Century Studies at University of Wisconsin-Milwaukee. He has published numerous articles and book chapters and authored five books: Transcendentalist Hermeneutics: Institutional Authority and the Higher Criticism of the Bible (Duke, 1991); Remediation: Understanding New Media (MIT, 1999), co-authored with Jay David Bolter; Culture, Technology, and the Creation of America’s National Parks (Cambridge, 2004); Premediation: Affect and Mediality After 9/11 (Palgrave, 2010); and Radical Mediation: Cinema, Estetica, e Tecnologie Digitali, ed. and trans. Angela Maiello (Cosenza, Italy: Pellegrini Editor, 2017). He has edited three volumes of essays: The Nonhuman Turn (Minnesota, 2015); Anthropocene Feminism (Minnesota, 2017); and After Extinction (Minnesota, 2018). His work has been translated into several lanuguages including Italian, Korean, French, German, Spanish, and Portuguese. Grusin has been the recipient of year-long fellowships from the National Endowment of the Humanities and the Robert Penn Warren Center for the Humanities at Vanderbilt University. He has been a visiting professor at several international universities: Federal University of Santa Catarina, Brazil; University of Amsterdam; Pontifical Catholic University of Saõ Paulo; University of Messina, Sicily; and Tübingen University.
Juliana Berlim (Pesquisador Associado)
Colégio Pedro II
Professora de Português e Literaturas do Colégio Pedro II, onde coordena o clube de leitura de literatura fantástica Neuromancersmestra em Ciência da Literatura pela UFRJ. e escritora com textos publicados no Brasil e no exterior. Coordenadora do clube de leitura de ficção científica, horror e fantasia "Neuromancers" no mesmo colégio, projeto agraciado com o I Prêmio Paulo Freire (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro- ALERJ), categoria Ensino Médio. Participação como autora convidada dos projetos Brazilian Translation Club (2021) e Mapas do Confinamento (2021), da antologia “Poetas negras brasileiras”, organizada por Jarid Arraes (Ferina/ Editora da Cultura, 2021) e do livro “Carolinas” (Bazar do Tempo, 2021). Melhor resenha, categoria livre, do concurso da Embaixada da Coreia sobre o livro sul-coreano “Por favor, cuide da mamãe” de Kyung-Sook Shin (2021). Finalista do V Concurso de Relato Breve do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, temática "Ciência" (2021). Conto na I antologia de contos Ofícios Terrestres/ Acontece nos Livros (2022) Publicações recentes: crônica na antologia de crônicas “Perspectivas, ilusões e contentamentos” (Ed. Sinete, 2023), poema na coletânea “Versão brasileira: a voz da mulher” e contos nas antologias da FLUP “Quilombo do Lima” (Editora Malê, 2023) e "Quando não estávamos distraídos" (Ed. Sinete, 2023).
Ivana Bentes (Pesquisador Associado Sênior)
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora Titular da UFRJ, doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pró-Reitora de Extensão da UFRJ desde junho de 2019. É professora e pesquisadora do Programa da Pós Graduação em Comunicação da UFRJ. Foi Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ de 2006 a 2013 e de 2018 a junho de 2019. Foi Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil onde fez a gestão nacional do Programa Cultura Viva dos Pontos de Cultura do Brasil de 2015/2016. Foi presidente pro-tempore do Programa IberCultura Viva (2015/2016) programa intergovernamental de cooperação voltado para o fortalecimento das políticas culturais nos países ibero-americanos. É coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ e do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ. Atua no campo da comunicação, com ênfase nas questões das tecnologias da comunicação, cultura, estéticas, cultura de redes, capitalismo cognitivo, inovação cidadã. Atua como ensaísta e curadora no campo cultural e artístico.
Mario Cascardo (Pesquisador Associado)
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mario Cascardo é graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio, Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ e Doutor em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA-UFRJ, onde realizou pesquisa como bolsista CNPq em parceria com o Arquivo Vilém Flusser SP, na linha de pesquisa História e Crítica da Arte. É autor do Atlas Aberturas (http://atlasaberturas.com.br) e músico curador no selo Municipal (http:municipalk7.bandcamp.com).
Pablo Vallejos (Pesquisador Associado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pablo Vallejos é jornalista, fotógrafo e videomaker. Na PUC-Rio é doutorando em Comunicação, bolsista CAPES. Estudou por seis meses, como PhD candidate, na Universidade de Toronto. Sua pesquisa é centrada em Imagem, Cultura Visual, Cultura Material, Narrativas, Representações e Tecnologias. No projeto "Expansão da Vida", que desenvolve desde o mestrado, busca refletir sobre as relações entre sujeito e máquinas eletrônicas, autobiografia e ficcionaliźação, identidade e escrita do eu. É diretor da Cocriato, consultoria de Criação e Inovação em Comunicação, onde desenvolve projetos em redação, design, fotografia e audiovisual para web. Até 2022, foi professor e coordenador de cursos na graduação e na pós-graduação da Estácio, em diversos cursos da Indústria Criativa. Já trabalhou nos jornais O DIA, Extra e O Globo. Foi assessor de imprensa na SPS Comunicação, na Palavra Assessoria e na Agência Febre.
Bernardo Brum (Pesquisador Associado)
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA), Mestre e Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM-UERJ. Formado em Roteiro Cinematográfico pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Já trabalhou como cinegrafista freelancer de eventos, videomaker de design instrucional e atuou por mais de dez anos como crítico de cinema e podcaster no portal Cineplayers.